Sagarapriya

Sagarapriya tem, ao longo de quase duas décadas, praticado com mestres de várias tradições budistas, tanto no Ocidente como na Ásia. Nos últimos dez anos tem ensinado extensivamente budismo e meditação e alargado a sua formação em "Mindfulness", "Focusing" e mais recentemente em "Comunicação Não-violenta". Progressivamente todas estas influências têm sido integradas numa perspectiva enraizada na sabedoria milenar budista, que se expressa numa linguagem contemporânea e através de metodologias de auto-conhecimento pertinentes ao nosso tempo.

2005-2007 De volta a Portugal

Recomeçamos actividades em Portugal: cursos, práticas e retiros de meditação e budismo. A par e paço das actividades que vou orientando, estão os retiros e workshops em que vou participando.

Estudo e prática 2005-2007
Pure Awareness Retreat com Prakasha, Vajrakuta, North Wales, 20-30 Abril de 2006
Retiro com Adyashanti, Garison, USA, 13-18 de Agosto de 2006
Focusing Summer School, Garison, USA, 21-27 Agosto 2006
Vipassana, Tavira, Portugal, 30 Janeiro - 11 Fevereiro 2007
Learning Focusing Series, Level 1 e 2, com Anne Weiser Cornell, Hamburgo, 15-19 Março 2007

2004-2005 Birmânia, Sri Lanka e India

Resolvemos continuar na Ásia para estudar e praticar.

Estudo e prática 2003-2004
Retiro Vipassana de 4 semanas segundo a orientação de Sayadaw U Pandita, no Panditarama Meditation Centre, Birmânia, Setembro 2004
Viagem pelo Sri Lanka visitando alguns dos principais marcos históricos do budismo Theravada, Outubro 2005
Prática de Ashtanga yoga sob a orientação de V. Sheshadri Novembro-Dezembro 2005
Estadia no mosteiro Namdroling, a convite de Tulku Loday Zangpo, para assistir aos ensinamentos de S. S. Dalai Lama no Mosteiro Sera, Mysore, Janeiro 2005
Curso de Yoga Terapêutico com K. R. I. Jagadesh, Mysore, Dezembro-Janeiro 2005
5 meses no sul da India, Karnataca e Tamil Nadu, sendo pai a tempo inteiro para que a Ana (a minha mulher) pudesse aprofundar a sua prática de yoga. Nestes 5 meses a Rosa, a nossa filha, foi o meu grande mestre (e continua a ser). Outubro-Março 2005

2003-2004 Nepal

Depois de um encontro único com Choky Nyima Rimpoche, enquanto seu interprete em retiro, aceitei o seu convite e desafio de estudar no Nepal. Este foi um ano de estudo e prática segundo a orientação de Choky Nyima Rimpoche, em Boudhanath, Nepal. Desta vez foi uma aventura em família, fomos os três viver em Boudha - uma vila maioritariamente tibetana.

Estudo e prática 2003-2004
1º ano Bachelor of Arts in Buddhist Studies with Himalayan Language, da Kathmandu University, no Centre for Buddhist Studies at Rangjung Yeshe Institute:
Buddhist Philosophy and Hermeneutics - Bodhicaryavatara, capítulos I-X, com Khenpo Jampa Donden
Estudos suplementares com Phakchok Rinpoche sobre Garland of Views
Himalayan Languages - Nepali, Classical Tibetan, Colloquial Tibetan
History of Buddhism in Asia
Fall Seminar com Chökyi Nyima Rinpoche, Gongpa Rangdrol de Patrul Rinpoche, 19-28 de Novembro de 2003
Preliminary Practice According to the Longsal Nyingpo Lineage transmitida e explicada por H.H. Getse Rinpoche, Abril 2004

1999-2003 Regresso a Portugal

Esta fase foi início do processo de "tradução" da vivência do budismo que tive, enquanto em Inglaterra, para minha língua e cultura de origem. Em 2001, iniciaram-se os primeiros cursos de meditação na União Budista Portuguesa. Foi também o início de uma parceria com esta instituição que perdura até hoje.

Retomar raízes resultou também no início de outra grande aprendizagem - ter a minha própria família - com a Ana, a minha mulher e a Rosa, a nossa filha. Com elas, muito tenho aprendido.

A vinda de S. S. XIV Dalai Lama a Portugal, em Novembro de 2001, catapultou-me para um contacto muito mais próximo com o budismo vajrayana do Tibete. Durante este período tive o privilégio de ser interprete em alguns retiros. Foi uma oportunidade de aprendizagem inestimável pela qual serei eternamente grato a Tulku Pema Wangyal Rimpoche.


Estudo e prática 1990-2003
The Three Vehycles Retreat, Choky Nyima Rimpoche, Dinamarca, 11-16 de Julho 2000
Retiro solitário de 11 semanas em Guhyaloka, Espanha, Setembro-Novembro 2000
Participação e é interprete em quatro retiros de estudo e prática do Budismo Tibetano, sob a orientação de Tulku Pema Wangyal Rimpoche, no Centro Karuna, em Monchique, em 2001 e 2002
Nasce a Rosa, sou pai, 14 de Setembro 2001
Interprete oficial de S.S. Dalai Lama durante a sua visita a Portugal, Novembro de 2001
Interprete de Choky Nyima Rimpoche, retiro na Quinta da Calma, em Almancil, 25 e 26 de Setembro 2002.
Início das primeiras actividades em Portugal- yoga, meditação e budismo, 2000-2003

1987-1999 Inglaterra

1987-1999 Inglaterra

Imigrei para Inglaterra para estudar design gráfico e depois trabalhar. Assim o fiz, mas a grande aprendizagem deste período foi a própria vida em geral e o Budismo em particular. Foi um período de intensa descoberta pessoal durante o qual os ensinamentos do Buda tiveram um papel central. Durante estes anos aprofundei o conhecimento e prática do budismo segundo a orientação da FWBO (Friends of the Western Buddhist Order). Os quatro anos e meio que vivi e trabalhei em Padmaloka, um centro de retiros de estudo e meditação, foram muito formativos. Padmaloka era uma comunidade muito madura e experiente. Isso propiciou viver em contacto diário com a equipa de mestres que orientava as actividades do centro. Foi um período de prática intensa em que não só vivia e trabalhava grande parte do ano em retiro, como utilizava o tempo de férias para fazer mais retiros. Além da prática e estudo formal é de salientar a vivência em sangha (comunidade de praticantes) e o forjar de amizades com companheiros de caminho e com mestres para a vida, como Prakasha e Aloka.


Estudo e prática 1990-1999
Mitra Study - Programa de estudo de introdução aos Três Veículos formulado por Sangharakshita (cerca de três anos duração). Temas abordados:
Vision and Transformation: introduction to the Noble Eightfold Path
White Lotus Sutra
Vimlakirti Nidesa
Higher Evolution
The Bodhisatva Ideal
Tantric Path
Retiros em Padmaloka, 1990-1999
Vision and transformation
The six Paramitas
The Life of the Buddha
The Life of Padmasambhava
The Life of Milarepa
...
Ordination Process Retreats - Programa de retiros de estudo e meditação de preparação para entrar para a Western Buddhist Order. Retiros de 14 dias:
The Ten Pillars of Buddhism - uma abordagem abrangente sobre papel da ética nos ensinamentos de Buda
Kalyanamitrata: spiritual friendship - a importância dos relacionamentos baseados na partilha de um ideal espiritual
What is the Order?
The Transcendental Principal
The Mythic Context
Ordination Rereat - retiro de ordenação na Western Buddhist Order, Maio-Agosto 1997
Insight Meditation Retreat - investigação das três laksanas (características universais dos fenómenos),
Meditation Teacher Training Retreat -
Retiros solitários, anualmente, entre 2 a 4 semanas - os retiros solitários tem sido absolutamente fundamentais no meu percurso.